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O segredo e o falso brilhante

Inegavelmente, O Segredo é um sucesso , pois vende como água e, afinal de contas , uma tiragem mundial que já está na casa dos 5 milhões de exemplares , em aproximadamente um ano , não é para qualquer um . O Segredo versa justamente sobre sucesso , isto é, sobre como alcançar objetivos em termos de dinheiro , felicidade , amor , realização e tudo o mais que se quiser da vida . E quer fazer crer que isto é muito fácil . Basta que se conheça o “ segredo ”, ou seja, a Lei da Atração e se saiba usar o chamado pensamento positivo e o processo : peça , acredite e receba.

Assim sendo, a questão que passa a existir é saber se a orientação e conceitos apresentados são sólidos e consistentes, ou se estamos diante de mais um livro de consciência mágica , uma espécie de Harry Porter do sucesso . Será que estamos diante de uma jóia rara ou de um falso brilhante ?

Vamos começar pelo conteúdo da obra . O tema tratado não é novo . De acordo com Arielle Ford do Ford Group, empresa de relações publicas especializada nas linhas metafísicas e motivacional, existem zilhões de outros livros e filmes a respeito da Lei da Atração. Portanto, o sucesso não se deve à originalidade do conteúdo. Está mais ligado à forma, aparência e maneira com que o assunto é tratado e apresentado. E para que se compreenda a razão d isto , é preciso que se saiba sobre a vida profissional da autora. Rhonda Byrne possui uma empresa na Austrália, a Prime Time Productions, que já produziu reality shows e documentários muito bem conceituados como “Os maiores comerciais do mundo ”, “Os comerciais mais engraçados ”, ” Sexo Vende” e vários outros, inclusive sobre OVNIs, ou seja, discos voadores. Portanto , Rhonda é uma produtora de TV experiente e que sabe muito bem o que fazer para atrair o gosto do público em geral . E é preciso que se tenha presente que desenvolver esta competência é fundamental para um produtor de TV, pois com o controle remoto , mudar de canal, é a coisa mais fácil do mundo. Assim, não faltam a Rhonda experiência e competência nesta área . Isto nos mostra que para se ter sucesso também é importante que se tenha competência , embora só isto não resolva, pois existem pessoas competentes que por diversas razões , inclusive de auto-imagem, não obtém resultados . O fato é que Rhonda usou extremamente bem suas competências para fazer seus dois produtos , DVD e livro , inclusive quando usa imagens como a do Aladim e a lâmpada mágica , e quando dá a entender que está revelando um segredo , o que está longe de ser verdade . Uma de suas referências básicas, o livro de Charles Haanel, The Master Key System, por exemplo , foi publicado em 1912.

Para que se possa aprofundar mais a compreensão do assunto , é relevante que se conheça o caminho que levou Rhonda ao sucesso . No prefácio de O Segredo ela escreve: “Há um ano , minha vida desmoronou. Eu estava exausta de tanto trabalhar , meu pai morreu subitamente e meus relacionamentos amorosos e com meus colegas de trabalho eram turbulentos . Eu mal sabia, na época , que do meu maior desespero viria o maior presente ”. E que presente foi este ? Um livro , A Ciência de Ficar Rico , de Wallace D. Wattles, escrito em 1910, e que foi dado pela filha Hayley, no final de 2004, quando ela tinha aproximadamente 50 anos . A partir daí, ficou profundamente motivada, leu outros livros , pesquisou na Internet sobre o assunto , e viajou com sua equipe para os Estados Unidos onde entrevistou e filmou 55 pessoas que considerava como sendo dos maiores mestres no assunto . Estas entrevistas redundaram em 120 horas de filmes , que foram rodados em aproximadamente 2 meses. O filme ficou pronto no final de 2005 e foi muito bem lançado no início de 2006, com um excelente emprego da Internet , inclusive com a utilização de um mailing imenso de todos os entrevistados que apareceram no DVD. Também ajudou a disponilbilização on line do DVD por um preço bastante acessível .

O sucesso veio rápido . Rhonda apareceu em programas de TV como o de Oprah Winfrei e os participantes do filme em dois programas de Larry King. E deste sucesso todo surgiu a necessidade do livro , que foi publicado no final de 2006.

Portanto , com relação à forma , aparência e marketing , nota 10 para o livro , ou melhor , para Rhonda. Mas a questão que se coloca é saber se o conteúdo merece a mesma nota . E este é o X da questão , pois Rhonda era principiante no assunto , já que só tomou contanto com o mesmo em 2004, através de um livro escrito em 1910. E existe uma infinidade de livros e filmes sobre o assunto . Só para citar , aqui vão dois bastante conhecidos : Pense e Enriqueça de Napoleon Hill, um best-seller , publicado em 1937 e O Poder do Pensamento Positivo , de Norman Vincent Peale, de 1952. Além destes livros , da chamada linha metafísica , existe uma infinidade de outros livros baseados em outras correntes de pensamento e enfoques que tratam do mesmo tema , ou seja, sucesso na realização de objetivos e desenvolvimento e utilização plena do próprio potencial e talento . E é bem provável que Rhonda, nem de longe , tenha conhecimento deles. Só á título de exemplificação: A Descoberta do Fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi, Adversity Quotient @ Work de Paul Stoltz, a hipnose de Milton Erickson, a TCER – Terapia do Comportamento Emotivo Racional de Albert Ellis, a Programação Neurolingüística. Portanto , para gerar seu produto , Rhonda viu muito pouco de tudo o que existe. Mais ainda . Das 120 horas de filmes de entrevistas que fez, utilizou menos de 2 horas . E quais foram as conseqüências ? Conclusões apressadas, distorções , omissões e generalizações indevidas. O físico Fred Alan Wolf, por exemplo , afirma que muito do que disse em entrevistas para O Segredo ficou na sala de edição . “A base científica que mencionei foi distorcida, resultado em uma idéia simplificada, pouco mais que um comercial de longa duração ”, e por aí vai, falando inclusive da sua decepção . Ou seja, em termos de conteúdo , a compreensão de Rhonda era bastante limitada.

Assim , vejamos outros pontos que merecem uma atenção especial:

  • Esqueça a Lei da Atração e adote a Lei da ComunicaçãoSegundo a Lei da Atração , você recebe do Universo de acordo com aquilo que emite. Isto quer dizer que se emite uma vibração positiva vai receber positivo do Universo . Se emite negativo vai receber negativo do Universo . É preciso , portanto , analisar os fatos para verificar se as evidências comprovam ou não a Lei da Atração .Antes de receber o livro , presente da filha Hayley, Rhonda estava em grande desespero , e aqui está uma grande contradição , pois de acordo com a Lei da Atração , uma pessoa desesperada tem que receber desespero em troca , mas o que Rhonda recebeu foi esperança . Mas existem inúmeros casos semelhantes . Um deles foi o de Anthony Robbins, que acabou se tornando um dos maiores difusores da Programação Neurolingüística. Antes de conhecer a Programação Neurolingüística, Robbins estava vivendo um momento extremamente negativo , se escondendo do mundo e dos credores , com o telefone cortado por falta de pagamento , quando recebeu a visita de um amigo falando de reprogramação mental . E este foi o ponto de partida para o sucesso posterior.

    Mas também pode acontecer que pessoas que enviam vibrações positivas recebam respostas negativas de inveja , destruição e morte. Mahatma Ghandi, Martin Luther King e John Lennon, foram assassinados. Isto sem falar em Cristo que morreu na cruz . Assim sendo, pode-se concluir que a Lei da Atração está errada. Você não recebe de acordo com o que emite, mas sim de acordo com o impacto que a sua mensagem provoca no receptor . Portanto , é preciso sempre considerar a relação emissor-receptor e a questão : de que forma a sua mensagem toca o coração e a mente de quem a recebe. É preciso saber que uma mesma mensagem pode provocar impactos completamente distintos em cada receptor. Rhonda estava desesperada e sua filha Hayley recebeu a mensagem de desespero , não se deixou contaminar e respondeu com esperança. Uma outra filha poderia ficar desesperada. Uma outra pessoa poderia ficar indiferente ou irritada. Os profissionais de propaganda e marketing sabem que a resposta que se obtém depende da forma como a mensagem é processada pelo imaginário das pessoas .

    Portanto , esqueça a Lei da Atração e adote a Lei da Comunicação: você recebe, não de acordo com aquilo que você emite e sim de acordo com o impacto que a sua mensagem provoca no receptor . E lembre-se que vivemos num mundo probabilístico e não determinístico. Assim , quanto mais você tentar , com inteligência e competência , é bem verdade , mais chances você tem de receber o que pediu.

  • O Pensamento PositivoNinguém nega a importância do pensamento . Buda já dizia: “ tudo o que somos é conseqüência do que pensamos”. Entretanto , existem várias formas de abordar a questão e uma delas é a do pensamento positivo . Sobre este , convém mencionar o psicólogo Albert Ellis que relata inúmeros casos de pessoas que conheciam e praticavam o pensamento positivo e, apesar disto, tiveram que se internar em clínicas psiquiátricas ou acabaram tomando doses cavalares de tranqüilizantes . Além do mais , se houver formigas no seu jardim , não adianta nada ter pensamento positivo e ficar repetindo mental ou verbalmente , “ meu jardim é lindo , meu jardim é lindo ”. O máximo que você vai ter é um lindo formigueiro . Portanto , em matéria de pensamento , como em qualquer outra coisa da vida , é fundamental evitar confusões , simplismos , distorções , omissões , associações equivocadas e também saber separar o joio do trigo .
  • O poder das crençasO poder das crenças é extraordinário , para o bem ou para o mal . O efeito placebo é uma prova disto. Uma pessoa toma farinha de trigo com açúcar e acredita que seja um remédio e acaba se curando. Mas também pode acontecer o contrário , tipo feitiço vodu . Uma pessoa se acredita atingida pelo vodu e acaba entrando em processo de autodestruição . Quando se analisam crenças , não é fundamental saber se elas são verdadeiras ou falsas em termos de realidade objetiva , mas sim se são , por um lado , fortalecedoras ou enfraquecedoras e limitadoras, como mostram o placebo e o vodu . Por outro , quais são as conseqüências da crença . Assim , se você não sabe nadar e acreditar que pode se lançar ao mar que vai aprender , existe uma alta probabilidade de você morrer afogado.Vejamos algumas crenças extremamente perigosas que estão no O Segredo :

    Você não pode “ pegar ” nenhuma doença a não ser que pense que pode, e pensar que pode é fazer um convite com o pensamento .

    Os alimentos não são responsáveis pelo aumento do seu peso . Seu pensamento de que a comida é responsável pelo aumento do peso é que , na verdade , faz com que a comida engorde.

    Tudo que lhe acontece (de bom e de mal ), é você que atrai com os seus pensamentos .

    Estas crenças podem ter conseqüências profundamente destrutivas. Assim , por exemplo , as pessoas não precisam ter nenhuma preocupação em suas relações sexuais . Só pega aids quem pensa negativo . Ou de uma outra forma , você pode beber ácido sulfúrico se pensar positivo . Isto faz com que pessoas que tenham câncer , ou qualquer outra doença grave , não se utilizem de todos os avanços da medicina . E mais : você acredita que foi o pensamento das pessoas que estavam no Titanic que atraiu o iceberg ? Ou que quem pegou dengue é porque atraiu o mosquito aedis aegypt com o seu pensamento ?

  • Peça , acredito e receba. Esta seqüência está profundamente incompletaRhonda Byrne fez bem mais do que o peça , acredite e receba. Ela ficou motivada, agiu, e foi à luta . Mas a ação para levar ao sucesso tem que ser respaldada por competência e decisões inteligentes . Além disto, também é preciso saber trabalhar com as adversidades . Senão , você pode fazer como o Zidane e sair dando cabeçadas por aí.Ben Johnson, que tem formação em medicina e foi um dos entrevistados, preocupa-se que a maioria dos expectadores do DVD, acabem de ver o filme com uma idéia de “serem o centro do universo ” e que basta pensar , pedir , acreditar e tudo o que quisermos cairá do céu . Por isto , é fundamental buscar outras referências para verificar o que , de fato , as levou ao sucesso . Que tal Bill Gates e Warren Buffet? E, porque não , Bernardinho o técnico da supercampeã seleção brasileira de vôlei masculino . Ou então , Oscar Schmidt, que foi um extraordinário e vitorioso jogador de basquete .

    Para concluir : O Segredo precisa, urgentemente , de um ‘recall’ quanto ao seu conteúdo . Quanto à forma , aparência e marketing não, que estão ótimos. Assim , mais uma vez vale o velho ditado : “ nem tudo que brilha é ouro ”, ou seja, o brilhante pode ser falso. Mas de qualquer forma , é como diz o ator José Mayer: “ só quando você se atreve a ir é que o caminho acontece”.

Reprodução permitida, desde que mencionada a fonte e o livro Negociação Total